Dicionário de Expressões

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim :D

Ontem conversando com a Ádila pelo skoob, surgiu a ideia de fazer um dicionário das expressões que normalmente usamos, mas tem muitas pessoas que ainda não sabem o seu significado. 
Quantas vezes você leu por aí expressões como: Bookaholic, hardcover, paperback, fanonship, yaoi, shounen, sitcom, season,  entre tantas outas e não fazia ideia o que isso significava?
Aqui vou tentar esclarecer seus significados e sanar algumas dessas dúvidas. Vale lembrar que os significados são fruto da minha experiência e pesquisa própria, ou seja, pode ser que haja outros significados. Vamos lá? 
    1. Bookaholic = significa literalmente “viciado em livros”; 

    2. Bookshelf
    na tradução literal do inglês: estante de livros. Pode significar também o lugar onde se é guardado livros – não sendo necessariamente uma estante;

    3. In my mailbox = significa ‘na minha caixa de correio’;
    Jacket e Hardcover
    4. Hardcover ou Hardback = são livros de capa dura, encadernados. Os livros em hardcover normalmente vêm com uma capa removível (jacket) por fora.

    5. Paperback ou softcover = livros em brochura, vale lembrar que a brochura americana é bem diferente da nossa: de material muito mais frágil e sem abas;

    6. YA = é a forma abreviada de se referir a Young Adulto, que nada mais é que literatura para Jovens Adultos. 

    7. Ship = Abreviação de relationship, é termo usado para designar um casal fictício – seja em livros, série, animes, filmes... whatever – não necessariamente romântico. A expressão pode ser usada para se referir a relação entre amigos ou familiares, porém o uso mais comum é para relacionamentos românticos. Vale lembrar também que ship em tradução literal do inglês significa ‘navio’.
    Draco e Hermione
    8. Shipper = é o fã de casais fictícios, a pessoa que torce para que tais personagens fiquem, de alguma forma, juntos.

    9. Canon ship = é aquele casal que já está estabelecido na história original, ou seja, que o autor já deixou claro que eles vão ficar juntos. Um exemplo de Canon ship é o Jace e Clary, da série Instrumentos Mortais.

    10. Fanonship ou Cult ship = é o casal não estabelecido – o oposto do canon ship -, ou seja, não existem evidencias românticas entre eles ou, mesmo que haja insinuações, eles não ficam juntos. Exemplo mais comum de fanonship é o Draco e a Hermione, de Harry Potter. 

    11. Slash = que em tradução literal significa ‘barra’, é normalmente usado para se referir a relacionamentos homossexuais – existentes ou não na trama -, sendo que para a versão feminina se usa femslash. Um bom exemplo de slash é o Sasuke e Naruto – que por ser um ‘casal’ japonês também pode ser chamado de yaio (calma, já vamos falar sobre isso!).

    12. Fanfic = são estórias escritas de fãs – normalmente shippers - para fãs. Essas estórias não tem cunho comercial e se passam, geralmente, no universo das personagens – também podendo se passar em mundos diferentes, mas com as mesmas personagens e suas respectivas personalidades.

    #curiosidade: Vocês sabiam que a Cassandra Clare, antes de lançar Os Instrumentos Mortais, escrevia fanfics de Harry Potter? Ficou interessado? Clique aqui para ler!

    13. Fanart = são desenhos, ilustrações, wallpapers, banners, gifs… que, assim como as fanfics, são feitas por fãs e no universo da estória original. Um exemplo de fanart é o logo do blog – onde o Jellal e a Erza estão prestes a se beijar (Vale ressaltar que a logo do blog só pode ser considera fanart por que eu a colori, pois a imagem foi criada pelo Hiro Mashima - criador da Fairy Tail - e está presente no mangá).

    14. Fanvid = vídeos feitos por fãs para homenagear suas estórias preferidas, estes fanvids geralmente utilizam imagens e músicas de seus personagens prediletos; Quem nunca viu um vídeo feito por fã daquele filme ou série que tanto gostamos?

    15. Fanmix = seleções de músicas feitas por - advinha quem! – fãs, que lembram determinados ships ou personagens;
    FRIENDS
    16. Sitcom = é a abreviação de situation comedy (comédia de situação), originalmente utilizada para se referir à séries de comédia, é atualmente usada para designar seriados em geral – independente do gênero.


    17. Pilot
    = episódio inicial de toda série – aquele primeiro que precisou ser aprovado pelos produtores para, só então, a série sair do papel;

    18. Season = em tradução literal do inglês é ‘estação’, mas é usada para designar as temporadas dos seriados, sendo assim significa ‘temporada’. Exemplo: The Vampire Diaries Season 4 (Quarta temporada de tvd);


    19. Hiato = período em que o seriado fica de ‘férias’ ou para (ou atrasa) por algum contratempo;

    20. Opening = significa abertura. Um exemplo é a abertura de Game of Thrones;

    Como ler mangá 
    21. Ending = significa encerramento. Um bom exemplo é o encerramento de Naruto;

    22. Mangá = são as histórias em quadrinhos no estilo japonês. Lembrando que além do traço, os mangás são lidos de maneira diferente: se lê de trás para frente, da direita para a esquerda – ficou em dúvida? Veja o exemplo!

    23. Anime = é qualquer animação japonesa, ou se preferir, o ‘desenho animado japonês’. Vale lembrar que existem animes para todas as idades (todas mesmo, desde crianças à adultos). Os animes geralmente são baseados em um mangá;

    24. Kodomo = gênero de anime voltado para o público infantil (como os nossos desenhos animados). Um bom exemplo de kodomo é Pokémon.

    25. Shōjo = gênero de anime voltado para o publico feminino, normalmente são comédias românticas com personagens adolescentes. Um ótimo exemplo (e que todos deveria assistir, já fiz até review aqui para o blog) é Kaichou wa Maid-sama.

    26. Shōnen = é o gênero oposto do Shōjo, ou seja, voltado para garotos – mas que pode interessar qualquer gênero ou faixa etária -. Geralmente contém algum tipo de luta contra alguma forma de ‘mal’. Exemplos conhecidos de Shōnen são: Dragon Ball, Bleach, Naruto, Death Note, Cavaleiros do Zodíaco, Yu-Gi-Oh!, entre vários outros;

    27. Josei = Gênero voltado para mulheres adultas, em suma é um amadurecimento do Shōjo. Exemplos de Josei: Honey and Clover, Paradise Kiss, Pet Shop of Horrors…

    Honey and Clover

    28. Seinen = Gênero voltado ao publico masculino de 20 à 40 anos, assim como o Josei, é um amadurecimento de sua versão adolescente. Animes Seinen contêm bastante liberdade, sendo possível encontrar cenas de sexo explicito em suas tramas. Exemplos: Gekigá, Love Junkies, Gantz...

    29. Gekiga = que pode ser traduzido como ‘figuras dramáticas” é o estilo utilizado para definir um tipo mais adulto de mangá. Suas tramas retratam situações mais complexas, como problemas psicológicos, busca de lei e ou vingança, armas, sangue, mortes, guerras, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção... Alguns exemplos de gekigas são Vagabond, Blade, Sanctuary;

    30. Filler = é, literalmente, uma enrolação para dar volume. Geralmente utilizada em animes, quando a trama está perigosamente próxima de acompanhar o mangá, sendo assim, os fillers são criados com objetivo de dar um pouco de tempo para que a versão mangá avance. Exemplos de animes que usam e abusam do filler: Naruto, Bleach;

    31. OVA ou OAV = significa Original Video Animation (Original Anime Video), é um formato de animação de um ou mais episódios, lançado diretamente ao mercado de vídeo (DVD, blu-ray) sem antes passar na televisão ou cinema;

    32. Yaoi = O termo que se originou no Japão, para as publicações com foco em relações homesexuais entre dois homens;

    33. Yuri = mesmo que o yaoi, mas com relações entre mulheres;


    34. Utopia = uma sociedade dos sonhos, onde todos são solidários, bons, justos e honestos, sem qualquer tipo de preconceito.


    35. Distopia = exatamente o oposto de uma utopia. Normalmente caracterizada por um governo totalitário e opressor.

    Antes de qualquer coisa, desculpe pelo post enorme! Mas acho que consegui sanar alguma dúvida. Se estiver faltando algo, ou se tem alguma expressão que você não sabia, deixe nos comentários, vou pesquisar e atualizar a lista. Vamos fazer juntos um bom e completo guia de expressões ;D
    Postado por Toca da Loba às 12:03