domingo, 6 de maio de 2012

[Filme] O Clube de Leitura de Jane Austen

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! :D 
Hoje a tarde foi bem produtiva, assisti a esse maravilhoso filme que venho indicar para vocês: Jane Austen Book Club.


Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Comédia | Drama | Romance
Diretor: Robin Swicord
Elenco: Kathy Baker, Hugh Dancy e Amy Brenneman
Produção: Mockingbird Pictures


Seis californianos - cinco mulheres e um homem - começam um clube de leitura para discutir as obras de Jane Austen. Nessas reuniões eles discutem as lições aprendidas nos livros, tentando resolver seus relacionamentos - novos e antigos - e descobrem que eles tem uma forte semelhança com os romances descritos nos livros da autora.
O  marido de Sylvia traiu ela com outra mulher e agora quer divórcio; Prudie é uma jovem professora de francês que, a partir de problemas no casamento, começa ter fantasias com um de seus alunos; Bernadette já se casou seis vezes e ainda sonha com um sétimo casamento; Allegra, filha de Sylvia, é uma jovem lésbica, que vive sempre ao extremo - seja em esportes ou na vida amorosa; Jocelyn a solitária criadora de cachorros que não consegue manter um relacionamento duradouro; e Grigg, um fã de fantasia e ficção cientifica que é atraido por Jocelyn a entrar no clube e começar a ler Jane Austen.


O filme mostra como seis pessoas diferentes - idades, estilos, gostos, modo de vida - resolvem criar um clube de leitura com os livros da Jane Austen. Uma vez por mês eles se reúnem, para compartilhar, discutir as obras da autora, porém o clube representa mais que isto. 
É nessa mudança de rotina - lendo ou relendo os livros para os futuros encontros - e enfrentando os problemas do cotidiano que eles se ajudam e se apoiam.


O enredo é absurdamente bem trabalhado, com drama dentro 'normal', a comédia e o romance é deliciosamente fofo -sem ser meloso. Prudie no início quer se achar melhor e mais importante que os outros, tanto a forma como ela cria seu mundo imaginário de fantasias com o seu aluno, quanto como a forma com que ela vai acordando para a realidade e aceitando os outros como eles são e sendo aceita, é algo muito bonito. A relação dela com seu marido também é bastante emocionante no fim: uma verdadeira lição de aceitação e mudança.


A aceitação e a superação que Sylvia passa em seu divorcio é bastante tocante, assim como o inverso acontece com seu marido. Sou suspeita para falar sobre isso - acho indesculpável uma traição -, mas a forma como Daniel percebeu o seu erro e teve que correr atrás para tentar conserta-lo também foi uma boa lição de moral. 
Allegra é um caso a parte, ela vive sua vida de um jeito desenfreado, ao extremo em tudo, nos esportes: pula de asa-delta, faz escaladas e vive indo parar no hospital; no romance, entra de cabeça nos relacionamentos e depois de algumas brigas já nem quer saber da pessoa. Mas não é que ela faça por mal, esse é realmente o jeitão dela.  


Grigg é o homem mais fofo do mundo! Com o seu jeito atrapalhado e inusitado e sua maneira irreverente de tentar conquistar Jocelyn é impossível não se apaixonar por ele! Me diverti e ri muito com troca de emails dele com a irmã. 
Jocelyn, por outro lado, tenta o tempo empurrar Grigg para cima de Sylvia e quando ela acha que deu certo ela começa a perceber que talvez ela realmente se interesse por ele.


  • Bernadette: All Jane Austen, all the time. It's the perfect antidote.
  • Prudie Drummond: To what?
  • Bernadette: To life!

Vale muito a pena ver, assistam! Assistam! Assistam!
Ah, o filme foi baseado no livro com o mesmo nome de Karen Joy Fowler, uma pena esse livro não ter sido lançado no Brasil ainda :(
Mas pra quem lê em inglês, ta ai uma ótima dica. 
Conte-me nos comentários o que você assistiu de bom nesse final de semana! 
Postado por Toca da Loba às 17:40